Noripurum 100mg/5ml Solução Injetável Endovenoso Com 5 Ampolas
-
Medicamento Refrigerado
-
Medicamento Referência
-
Medicamento Tarja Vermelha
Os medicamentos refrigerados são armazenados em ambiente com temperatura controlada entre 2°C e 8°C. Eles são enviados em embalagens especiais que garantem a preservação da temperatura e podem despachados somente via Sedex, de segunda a quarta-feira, ou retirados diretamente na loja.
-Registro Min.Saude: 1063900990221
Uso Injetável (Endovenoso)
Composição: FERROMALTOSE
MEDICAMENTO REFRIGERADO;MELHORES DIAS PARA ENVIO: DE SEGUNDA A QUARTA FEIRA.
Para que serve
Noripurum® intramuscular é indicado em:
- Anemias ferropênicas graves (pós-hemorrágicas, pós-cirúrgicas);
- Anemia ferropênica acompanhada de distúrbios de absorção gastrointestinal ou impossibilidade de administrar o tratamento com ferro por via oral e também quando não é possível a administração por via endovenosa;
- Na correção da anemia ferropênica antes de grandes cirurgias;
- Anemia ferropênica que acompanha a insuficiência renal crônica.
Como o Noripurum Injetável funciona?
Noripurum® intramuscular age combatendo a anemia e é especialmente indicado para o tratamento das anemias causadas por deficiência de ferro, inclusive nutricionais, em geral quando se requer reposição rápida e eficiente de ferro.
Como usar
Antes da primeira dose deve-se administrar segundo a técnica de aplicação em Z uma dose teste de ¼ a ½ ampola (25 a 50 mg de ferro) em adultos e metade da dose diária em crianças. Se nenhuma reação adversa ocorrer em pelo menos 30 minutos, a porção restante da dose inicial poderá ser administrada.
Deve haver disponibilidade de equipamentos/medicamentos para o tratamento de reações alérgicas.
Noripurum® intramuscular não deve ser misturado com outros medicamentos.
Antes da utilização, as ampolas devem ser visualmente inspecionadas quanto à presença de sedimentos e danos. Somente aquelas livres de sedimento e que apresentem solução homogênea devem ser usadas.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Noripurum Injetável?
Caso você tenha esquecido de tomar uma dose, tome o medicamento assim que possível. Se estiver muito perto do horário da próxima dose, aguarde e tome somente uma única dose. Não tome duas doses ao mesmo tempo ou uma dose extra para compensar a dose perdida.
Composição
Cada mL contém:
Ferro III* 50 mg.
*Na forma de complexo de ferripolimaltose.
Excipientes: água para injetáveis, hidróxido de sódio e ácido clorídrico para ajuste de pH.
Apresentação do Noripurum Injetável
Solução injetável 50 mg/mL. Embalagem contendo cinco ampolas de 2 mL e cinco agulhas longas de 5,1 cm.
Precauções
Noripurum® intramuscular somente deve ser administrado quando a indicação da ferroterapia tiver sido confirmada por meio de investigação apropriada com exames laboratoriais).
Não se recomenda a administração do produto em crianças com menos de quatro meses tendo em vista a falta de experiência nesta faixa etária.
A administração parenteral de preparados de ferro pode causar reações alérgicas ou anafiláticas. Deve-se ter cuidado especial na administração do produto em pacientes que sofrem de alergia e doenças do fígado ou dos rins.
A incidência de reações adversas em pacientes com doenças do coração pode aumentar as complicações cardiovasculares relacionadas.
Pacientes com asma brônquica, baixa capacidade de ligação do ferro e/ou deficiência de ácido fólico correm risco acentuado de apresentar reações alérgicas até mesmo graves.
Deve-se utilizar com cautela Noripurum® intramuscular em pacientes com infecções agudas ou crônicas.
Noripurum® intramuscular requer cuidados especiais de aplicação. Se estes cuidados não forem seguidos à risca pelo aplicador da injeção, pode ocorrer refluxo do líquido injetado, sua deposição sob a pele e formação de manchas escuras de longa permanência e difícil remoção. Deve-se ter cautela com pacientes obesos para garantir que a agulha atinja o tecido muscular.
A fim de determinar a sensibilidade do paciente e consequentemente minimizar a possibilidade de manifestação de reações adversas, particularmente de reações alérgicas graves, recomenda-se a aplicação de uma dose de teste. Caso o resultado seja positivo, a ferroterapia por via parenteral não deve prosseguir.
Nos casos de armazenagem inadequada há possibilidade de formação de sedimentos nas ampolas do preparado.
Gravidez e lactação
Não se recomenda a administração parenteral de compostos à base de ferro durante o primeiro trimestre de gestação.
Durante os segundo e terceiro trimestres, a administração deve ser feita com cautela.
Em pequenas quantidades, a ferripolimaltose pode passar para o leite materno. É improvável que a administração deste produto a pacientes que estejam amamentando cause qualquer efeito indesejável ao bebê.
Reações adversas
Noripurum® pode causar as seguintes reações adversas:
Reação incomum (ocorre em 0,1% a 1% dos pacientes que utilizam este medicamento)
Reações locais como dor no local da injeção ou manchas de longa duração na pele, dor nas articulações, ínguas, febre, dor de cabeça, tontura, distúrbios gastrintestinais, enjoos e vômitos, gosto metálico, formigamento, dores musculares, pressão baixa, urticária, vermelhidão, sensação de calor, edema nas mãos e nos pés, que devem ser tratados sintomaticamente.
Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento)
Reações alérgicas ou reações anafilactóides.
Superdosagem
Existem casos fatais por intoxicação com ferro intramuscular ou intravenoso. Até o momento não há relatos casos de superdose com Noripurum® intramuscular.
Nos casos de superdose devem-se adotar as medidas habituais para o controle das funções vitais além do tratamento específico.
Interação alimentícia
Não foram descritos casos de interação alimentícia com certos alimentos que contém fitatos, exalatos, taninos, etc.(por exemplo: legumes, grãos, verduras, frutas, chá e chocolate), porventura empregados concomitantemente.
Contra indicações
O produto não deve ser usado por pacientes alérgicos a medicamentos à base de ferro, bem como por aqueles que apresentem hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Não deve ser utilizado por pacientes portadores de anemias que não sejam causadas por deficiência de ferro, nem em situações de sobrecarga férrica.
É contraindicado também em poliartrite crônica, asma brônquica, fase aguda da infecção renal, hiperparatireoidismo não controlado, cirrose hepática descompensada e hepatite infecciosa.
Deve-se ter cuidado especial na administração do produto a pacientes que sofrem de infecções crônicas, infecções agudas, alergia, asma, distúrbios hepáticos ou renais.
-
Noripurum Injetável é indicado para quais tipos de anemia?
É indicado para anemias ferropênicas graves, pós-hemorrágicas, pós-cirúrgicas e em casos de distúrbios de absorção gastrointestinal. -
Quais são as contra-indicações do Noripurum Injetável?
Não deve ser usado em casos de alergia ao ferro, sobrecarga de ferro, anemias sem deficiência de ferro, e condições como poliartrite crônica e asma brônquica. -
Como deve ser administrado o Noripurum Injetável?
-
Quais são as precauções de uso do Noripurum Injetável?
-
O Noripurum Injetável pode causar reações adversas?
-
Noripurum Injetável necessita de refrigeração?
| Categorias | |
|---|---|
| EAN | 7896641801822 |
| Tipo de Medicamento | Referência |
| Classe Terapêutica | Ferro Puro |
| Princípio Ativo | Ferro |
| Forma Farmacêutica | Ampola |
Formulário de Login e Cadastro