Fundada em 1958, a Drogaria Minas-Brasil (Guedes e Paixão Ltda), rede de farmácias com sede em Montes Claros, na região Norte do Estado, estima crescimento de 20% nos negócios no confronto entre 2009 e 2008. De janeiro a junho, a expansão foi de 18% na mesma base de comparação.

Na avaliação do diretor da Drogaria Minas-Brasil, Luciano Guedes, a crise não gerou prejuízos à rede, mas reduziu o ritmo de expansão. "Se não fosse o desaquecimento econômico vivido nos últimos meses, o crescimento no número de lojas teria sido maior em 2009."

Ainda assim, revelou Guedes, inauguramos duas lojas neste ano. Em 2008, foram quatro pontos de venda. "Ao todo, são 16 farmácias." Por questões estratégicas, o faturamento não foi revelado.

A expansão da rede não para por aí. No próximo exercício, a estimativa é que sejam inauguradas, pelo menos, mais quatro farmácias, todas em Montes Claros. De acordo com o diretor, o foco dos investimentos da empresa é investir no município em virtude da solidez adquirida ao longo dos anos.

"Não abriremos lojas em outras praças nos próximos meses. Ainda há muito espaço para crescer no município. No entanto, até 2014, deveremos ter unidades em outras cidades do Norte do Estado, bem como Janaúba, Pirapora, Bocaiúva, entre outras", enumerou.



Estratégia - Integra a política de investimentos da empresa destinar 1% do faturamento na promoção de ações de marketing, tais como: anúncios em várias mídias, patrocínio de eventos, além do trabalho de cidadania e inclusão social desenvolvido na região. Essas medidas, segundo o diretor, são fundamentais para que a rede permaneça líder, com 70% de participação no mercado.

Além dos pontos de venda, a rede possui um centro de distribuição (CD). No total, são gerados 650 postos de trabalho. Entretanto, conforme Guedes, no próximo exercício o quadro de colaboradores aumentará em, no mínimo, 20% para dar suporte à expansão da rede. Atualmente, o mix é composto por 40 mil itens.

"No primeiro semestre deste ano, inauguramos a nossa loja on-line com um mix inicial de 9 mil produtos. A participação da unidade virtual no faturamento ainda é pequena, no entanto, as vendas vêm crescendo mês a mês. A vantagem é vender para outras cidades sem a necessidade de ter um espaço físico", justificou.

Para o próximo exercício, a direção prevê elevar o faturamento em, pelo menos, 25%. Conforme o diretor, o crescimento natural da rede e, por sua vez, a expansão de novas unidades puxará a receita em 2010. "Além desses fatores, o segmento comemora a queda da resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que impedia a venda de produtos de conveniência. Se fosse regulamentada, certamente iria prejudicar o segmento como um todo", afirmou.

Arrecadação - A Drogaria Minas-Brasil é o maior contribuinte do comércio varejista de Montes Claros e, por conseqüência, cumpre sua responsabilidade social junto à comunidade. Atualmente, possui 16 lojas físicas, uma virtual e um centro de distribuição, e assumiu a quarta posição por faturamento por loja do país.

Fonte: Diário do Comércio / BH          Por: Wallysson Rangel