Teoricamente, emagrecer é fácil. Calorias entram, calorias saem. Se você gastar mais do que consome, perderá peso.

 

Assim, é certo que as duas medidas mais importantes para chegar ao peso ideal são ajustar hábitos alimentares e praticar atividades físicas. Para emagrecer de forma saudável, essas ações devem ser feitas de maneira gradativa e com um cardápio saudável e diversificado.

 

Porém, é claro que ainda há muitas variáveis a serem consideradas. É importante, por exemplo, que suas necessidades calóricas e a qualidade da sua alimentação também sejam levadas em conta, e não somente o quanto você come.

 

Pessoas com alterações hormonais e patologias, como o hiper e o hipotireoidismo, podem apresentar mecanismos diferentes na perda de peso, sendo essencial o acompanhamento médico e nutricional.

 

Mas, em geral, o fato é que o emagrecimento saudável é possível. Confira a seguir algumas dicas de como perder peso sem fazer nenhuma loucura.

 

Como emagrecer com saúde?

 

Faça exercícios e cuide dos hábitos alimentares

 

Os exercícios são uma parte representativa importante no nosso gasto calórico. Entretanto, não é nas atividades físicas que deve estar todo o nosso foco quando queremos emagrecer. Devemos prestar atenção, principalmente, na alimentação. Na prática, ela é que fará a maior diferença.

 

Não é que seja impossível emagrecer à base de exercícios. Só que, em geral, é muito mais lento e difícil. Na atividade física, o gasto de energia precisa ser muito grande para haver queima de gordura sem diminuição do consumo de calorias. Mas não podemos ignorá-los: na busca do peso ideal, exercícios não podem ser deixados de lado.

 

Controlar sua alimentação, fazer uma dieta balanceada e gastar mais calorias do que se consome produzirá um déficit calórico, e essa é comprovadamente a maneira mais rápida e fácil de emagrecer. Para que isso funcione, melhorar os hábitos alimentares é o primeiro passo. Sem uma adaptação dos comportamentos ligados à alimentação, você pode voltar a ganhar peso mesmo que consiga perdê-lo.

 

Durma bem

 

O sono é muito importante para a saúde e também para o emagrecimento, já que influencia o metabolismo. Dormir entre 6 a 8 horas por noite garante que seu corpo esteja bem descansado e funcione direitinho.

 

A privação de sono acarreta em alterações hormonais, podendo aumentar o apetite e o risco de diversas doenças, como diabetes e hipertensão arterial.

 

Adote horários regulares de sono, evite dormir muito durante o dia, dê uma maneirada nas bebidas alcoólicas, evite o consumo de cafeína à noite, coma alimentos leves no jantar e faça atividades relaxantes à noite para diminuir o estresse e ansiedade.

 

Você verá que uma boa qualidade de sono faz toda a diferença.

 

Beba muita água

 

Todas as reações do nosso organismo ocorrem na presença de água, inclusive a quebra de gordura. A hidratação correta ajuda a manter a saúde, e contribui para a eliminação de toxinas e transporte de nutrientes para as células de uma forma mais adequada.

 

A recomendação é ingerir entre 30 a 35 ml de líquidos por kg de peso corporal, o que em média fica em torno de 2 litros por dia.

 

Consuma alimentos que queimam a gordura

 

Alguns alimentos ajudam a emagrecer porque estimulam a queima de gordura. O chá de hibisco, a lichia e a farinha de amora são alguns deles.

 

Alimentos que desincham

 

Alimentos ricos em ômega 3 (salmão, atum, sardinha, arenque, cavala, linhaça, castanhas) contribuem para o emagrecimento pois têm ação anti-inflamatória.

 

Uma dieta anti-inflamatória pode ajudar o corpo a converter calorias em energia de forma mais eficiente, além de melhorar o funcionamento do organismo como um todo, pois aumenta a imunidade e ajuda a prevenir o risco de doenças.

 

Alimentos que aumentam a saciedade

 

Alimentos ricos em fibras proporcionam maior saciedade. Como a fome demora mais a aparecer, eles podem te ajudar a perder peso. As principais fontes de fibras são frutas, cereais integrais (como arroz, trigo, centeio, cevada e a aveia), leguminosas (como feijões, lentilha, grão de bico e ervilha), sementes (como a chia, linhaça e semente de abóbora), e as verduras e legumes também contam com boas quantidades de fibras.

 

Não desista!

 

No fim das contas, o melhor caminho para o emagrecimento é a dedicação. Mais importante do que atingir suas metas é que você consiga manter o ritmo.

 

Tenha paciência e não torne o processo doloroso. Reduzir aos poucos a quantidade de calorias ingeridas e começar com exercícios leves pode fazer com que você consiga perder peso de maneira constante e saudável.