Nesta terça-feira (01/09), a Anvisa suspendeu a exigência de retenção das receitas de ivermectina e nitazoxanida em farmácias. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e a informação é da Folha de São Paulo.

 

De acordo com a agência, a decisão foi tomada após a constatação de que não há mais risco de desabastecimento desses medicamentos no mercado.

 

A medida da Anvisa ocorre cerca de três semanas após o presidente Jair Bolsonaro afirmar que farmácias não exigiriam mais apresentação de receita em duas vias, com retenção de uma para hidroxicloroquina e ivermectina.

 

Em seu parecer, o diretor da Anvisa Marcus Miranda, também relator da proposta, apresentou dados do setor para argumentar que os estoques atuais garantem o abastecimento de ivermectina e nitazonaxida.

 

Disse ainda que os dois medicamentos são consumidos há décadas contra parasitoses e verminoses, e que a medida adotada anteriormente poderia dificultar o acesso a pessoas necessitadas nas atuais circunstâncias.

 

Segundo Miranda, a suspensão da exigência deve ser condicionada ao monitoramento bimestral dos estoques. Não houve comentários na reunião sobre a cloroquina, cuja exigência de receita em duas vias, com retenção de uma, permanece inalterada, segundo a agência.