O uso de alguns produtos especiais e cuidados extras são suficientes para minimizar as irritações na pele e deixar o seu rosto macio e saudável no pós-barba.

Estima-se que um em cada três homens fiquem com a pele vermelha ou irritada após se barbear. Portanto, trata-se de um problema mais comum do que se imagina e ele tem relação com uma série de fatores. Como se barbear tendo pele sensível ainda é uma dúvida que muitos têm.

Se você é mais um dos que sofre com os males da pele irritada depois de se barbear, confira a seleção de dicas que preparamos para minimizar esse problema.

1. Escolha uma lâmina de barbear de qualidade

Você encontrará lâminas de barbear de preços variados. Os modelos mais simples contam com apenas uma ou duas lâminas. Já os mais eficientes podem ter de três a quatros lâminas e mecanismos que as tornem mais maleáveis na hora de passá-las no rosto.

Veja mais clicando aqui.

Pessoas com pele sensível devem ficar atentas a esse detalhe e investir em lâminas de barbear melhores. Troque as lâminas quando sentir os primeiros puxões ou notar que o barbear está ficando desconfortável. Em geral, utilizar a mesma lâmina no máximo cinco vezes é o mais indicado.

2. Use pincel e creme de barbear

Tão importante quanto uma boa lâmina é investir em um bom creme de barbear. Existem diversas alternativas no mercado, incluindo versões destinadas a peles sensíveis. Nesse caso, os cremes primam por utilizar substâncias capazes de amortecer a pele, deixando-a mais suave e fácil de limpar.

Clique aqui
e veja algumas opções.



Recorra ainda a um pincel de barbear. Massagear a barba com os dedos pode aumentar as chances de irritação, pois eles são mais abrasivos. Já as cerdas da escova fazem um trabalho melhor, cobrindo a barba de maneira mais uniforme e massageando o local de forma menos incisiva.

3. Faça esfoliação semanalmente

Uma das razões pela qual a pele fica irritada após o barbear pode ser o excesso de células de pele morta, oleosidade e sujeira presentes na primeira camada da derme. Para esses casos, cremes e géis esfoliantes podem ser uma boa pedida para suavizar a pele.

A esfoliação permite que a pele respire melhor. Quanto mais suave e limpa for a superfície que a lâmina precisa percorrer, menores são as chances de que ela fique presa em alguma coisa. É recomendável utilizar esses produtos pelo menos uma vez por semana.

4. Mantenha a pele hidratada

Pele seca ou com sinais de ressecamento é um convite para que irritações ocorram na hora de fazer a barba. Para casos mais críticos, a simples utilização de um óleo ou creme de barbear minutos antes de fazer a barba não é suficiente. Trata-se de um processo contínuo e que deve ser mantido ao longo da semana.

Recorra a cremes hidratantes específicos para peles sensíveis. Esses produtos têm menos ingredientes, diminuindo as chances de alergia. Fuja dos cremes com ácido salicílico, pois eles têm potencial para irritar a pele. A hidratação da pele não depende somente dos cremes. Por isso, ingira mais líquidos durante o dia, como água, sucos naturais, chás e água de coco.

5. Reduza a frequência do barbear

As dicas acima devem minimizar a irritação na sua pele, mas eventualmente alguns sintomas podem permanecer. Nesse caso, a recomendação é aumentar o intervalo de tempo entre um barbear e outro. Se você faz a barba todos os dias, passe a se raspar a cada dois ou três dias.



Você encontrará ainda nas farmácias alguns modelos de aparador de barba. Eles são o melhor instrumento para dar pequenos retoques no visual sem que seja preciso irritar a pele.

6. Use loção pós-barba e esfrie a pele

Por fim, não se esqueça que após fazer a barba é preciso utilizar produtos específicos para ajudar a fechar os poros e reduzir possíveis inflamações. As loções pós-barba fazem esse papel. Ajuda também se você lavar o rosto com água fria antes de aplicar a loção.

Novamente, existem diversos tipos de produtos no mercado. Pessoas com pele sensível devem evitar as loções que tenham álcool em sua composição. Busque produtos com ingredientes sob medida para peles sensíveis. Os resultados, certamente, serão muito melhores.

Conheça nossos produtos disponíveis em: https://www.drogariaminasbrasil.com.br/cuidados-pessoais/cuidados-masculinos/produtos-para-barbear/pos-barba

Ou veja todos os produtos dessa seção clicando aqui.

Fonte(s): Gillette, Derma Club.