Amato 25Mg Com 60 Comprimidos
-
Medicamento Referência
-
Medicamento Tarja Vermelha
Fórmula: Topiramato
Tipo de Receituário: Receita Branca de Controle Especial (C)
Uso Oral
Para que serve
Amato® (topiramato) é indicado em monoterapia tanto em pacientes com epilepsia recentemente diagnosticada como em pacientes que recebiam terapia adjuvante e serão convertidos à monoterapia.
Amato® (topiramato) é indicado, para adultos e crianças, como adjuvante no tratamento de crises epilépticas parciais, com ou sem generalização secundária e crises tônico-clônicas generalizadas primárias.
Amato® (topiramato) é indicado, também, para adultos e crianças como tratamento adjuvante das crises associadas à Síndrome de Lennox-Gastaut.
Amato® (topiramato) é indicado, em adultos, como tratamento profilático da enxaqueca. O uso de topiramato para o tratamento agudo da enxaqueca não foi estudado.
Como o Amato funciona?
Amato® (topiramato) é um medicamento anticonvulsivante, com múltiplos mecanismos de ação, eficaz no tratamento da epilepsia e na profilaxia da enxaqueca. O topiramato influencia vários processos químicos no cérebro, reduzindo a hiperexcitabilidade de células nervosas, que pode causar crises epilépticas e crises de enxaqueca.
Para o tratamento em pacientes recém-diagnosticados com epilepsia que só tomam topiramato ou que passarão a tomar somente topiramato, o efeito terapêutico foi observado dentro de 2 semanas de tratamento.
Na terapia associada a outros medicamentos em adultos e crianças com convulsões parciais ou generalizadas tônicoclônicas, o efeito terapêutico foi observado nas primeiras quatro semanas de tratamento.
Para a prevenção de enxaqueca em adultos, o efeito terapêutico foi observado dentro do primeiro mês após início do tratamento.
Como usar
Em geral, Amato® deve ser tomado duas vezes ao dia. Contudo, seu médico poderá recomendar que você tome o medicamento uma vez ao dia, ou em doses maiores ou menores.
Seu médico começará o tratamento com uma dose baixa, aumentando-a gradativamente, até atingir a dose adequada ao controle de sua epilepsia. Tome os comprimidos com bastante água, sem parti-los, triturá-los ou mastigá-los. Se preferir, você pode tomar Amato® (topiramato) junto às refeições. Se, acidentalmente, você tomar uma dose muito grande de Amato® (topiramato), procure imediatamente o seu médico.
Em crianças, o tratamento é iniciado com uma dose baixa que é aumentada gradativamente até atingir a dose ótima para controle das crises epilépticas.
Para o controle ideal, tanto em adultos como em crianças, recomenda-se iniciar o tratamento com uma dose baixa, seguida de titulação até uma dose eficaz. Recomenda-se não partir os comprimidos.
Não é necessário monitorar as concentrações plasmáticas de topiramato para otimizar o tratamento com Amato® (topiramato). Raramente, o tratamento concomitante com fenitoína poderá exigir o ajuste de dose da fenitoína para que resultados clínicos ótimos sejam alcançados. A adição ou retirada da fenitoína e da carbamazepina do tratamento coadjuvante com Amato® (topiramato) poderá exigir o ajuste da dose do Amato® (topiramato). Amato® (topiramato) pode ser administrado com ou sem alimentos.
Tratamento adjuvante em epilepsia
Adultos
A dose mínima eficaz é 200 mg ao dia. Em geral, a dose total diária varia de 200 mg a 400 mg, dividida em duas tomadas. Alguns pacientes eventualmente poderão necessitar de doses de até 1.600 mg por dia, que é a dose máxima. Recomenda-se que o tratamento seja iniciado com uma dose baixa, seguida por uma titulação da dose até que se chegue à dose adequada.
O tratamento deve ser iniciado com 25 a 50 mg, administrados à noite, durante uma semana. Posteriormente, a intervalos de 1 ou 2 semanas, a dose deverá ser aumentada de 25 a 50 mg/dia e dividida em duas tomadas. A titulação da dose deverá ser orientada pelos resultados clínicos. Alguns pacientes poderão obter eficácia com uma dose única diária.
Essas recomendações posológicas se aplicam a todos os pacientes adultos, incluindo idosos, desde que não haja doença renal subjacente. Porém, nos pacientes sob tratamento com hemodiálise, há necessidade de uma dose suplementar.
Crianças acima de 2 anos de idade
A dose total diária de Amato® (topiramato) recomendada para crianças é de 5 a 9 mg/kg/dia, dividida em duas tomadas. A titulação deve ser iniciada com 25 mg (ou menos, baseado na faixa de 1 a 3 mg/kg/dia) administrados à noite, durante a primeira semana. Posteriormente, a dose deve ser aumentada em 1 a 3 mg/kg/dia (dividida em duas tomadas), a intervalos de 1 ou 2 semanas, até alcançar uma resposta clínica ótima. A titulação de dose deve ser orientada pela resposta clínica.
Doses diárias de até 30 mg/kg/dia foram bem toleradas nos estudos realizados.
Monoterapia em epilepsia
Quando drogas antiepilépticas (AEDs) concomitantes são retiradas a fim de manter o tratamento com topiramato em monoterapia, deve-se considerar os efeitos que isto pode ter sobre o controle das crises convulsivas. Exceto por razões de segurança que exijam uma retirada abrupta das outras drogas antiepilépticas, recomenda-se a descontinuação gradual com redução de aproximadamente um terço da dose a cada 2 semanas.
Quando fármacos indutores enzimáticos são retirados, os níveis plasmáticos de topiramato irão aumentar. Uma diminuição da dose de Amato® (topiramato) pode ser necessária, se for clinicamente indicado.
Adultos
A titulação da dose deve ser iniciada com 25 mg, administrado à noite, por uma semana. Então, a dose deve ser aumentada em 25 ou 50 mg ao dia, a intervalos de 1 ou 2 semanas, dividida em duas tomadas. Se o paciente for incapaz de tolerar o esquema de titulação, aumentos menores ou intervalos mais longos entre os aumentos da dose podem ser usados. A dose e a velocidade de titulação devem ser orientadas pelo resultado clínico.
Em adultos, a dose alvo inicial recomendada para o topiramato em monoterapia é de 100 mg/dia e a dose diária máxima recomendada é 500 mg. Alguns pacientes com formas refratárias de epilepsia toleraram doses de 1.000 mg/dia de topiramato em monoterapia. Estas recomendações aplicam-se a todos os adultos, incluindo idosos sem doença renal subjacente.
Crianças acima de 2 anos de idade
Em crianças acima de 2 anos de idade a dose inicial varia de 0,5 a 1 mg/kg, à noite, durante uma semana. A seguir a dose deve ser aumentada em 0,5 a 1 mg/kg/dia à intervalos de 1 a 2 semanas, dividida em duas tomadas. Se a criança for incapaz de tolerar o esquema de titulação da dose, aumentos menores ou intervalos maiores entre os aumentos da dose podem ser usados. A dose e a velocidade da titulação devem ser orientadas pelo resultado clínico.
A dose-alvo inicial recomendada para o topiramato em monoterapia em crianças é de 3 a 6 mg/kg/dia. Crianças com crises de início parcial de diagnóstico recente receberam doses de até 500 mg/dia.
Enxaqueca
Adultos
O tratamento deve ser iniciado com 25 mg à noite durante 1 semana. A dose deve então ser aumentada em 25 mg/dia, uma vez por semana. Se o paciente for incapaz de tolerar o esquema de gradação, intervalos maiores entre os ajustes de dose podem ser usados.
A dose total diária de topiramato recomendada na profilaxia de enxaqueca é 100 mg/dia, divididos em duas tomadas. Alguns pacientes podem se beneficiar de uma dose diária total de 50 mg. Pacientes receberam dose diária total de até 200 mg/dia. A dose e a velocidade de gradação devem ser orientadas pelo resultado clínico.
Populações especiais
Insuficiência renal
Pacientes com insuficiência renal moderada e severa (CLCR < 70 mL/min) podem necessitar de uma redução de dose. É recomendada a administração de metade da dose usual de início e de manutenção.
Amato® (topiramato) é removido do plasma por hemodiálise, uma dose suplementar de Amato® (topiramato) igual a aproximadamente metade da dose diária deverá ser administrada nos dias de hemodiálise. Esta dose suplementar deverá ser dividida em duas tomadas, ao início e ao término da hemodiálise. A dose suplementar poderá ser ajustada dependendo das características do equipamento de diálise que estiver sendo utilizado.
Insuficiência hepática
O topiramato deve ser administrado com cautela em pacientes com insuficiência hepática.
Pacientes idosos
As doses recomendadas são válidas também para pacientes idosos. Não há necessidade de ajuste das doses, desde que esses pacientes não tenham doença nos rins.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Amato?
Se você se esquecer de tomar uma dose, tome-a assim que você se lembrar. Porém, se você estiver perto da hora de tomar a próxima dose, não tome a dose que você esqueceu e continue o tratamento normalmente.
Composição
Cada comprimido revestido de 25mg contém:
| Topiramato |
25mg |
| Excipientes q.s.p |
1 comprimido revestido |
Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, copovidona, amidoglicolato de sódio, amido, dióxido de silício, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol e dióxido de titânio.
Cada comprimido revestido de 50 ou 100mg contém:
| Topiramato |
50mg ou 100mg |
| Excipientes q.s.p |
1 comprimido revestido |
Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, copovidona, amidoglicolato de sódio, amido, dióxido de silício, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio e óxido de ferro amarelo.
Apresentação do Amato
Embalagens com 12 ou 60 comprimidos revestidos contendo 25, 50 ou 100 mg de topiramato.
Precauções
Avise seu médico sobre problemas de saúde ou alergias que você tem ou teve no passado.
Informe ao seu médico se você tem ou teve pedras nos rins. Ele deverá recomendar que você ingira muito líquido enquanto estiver se tratando com Amato® (topiramato). Informe seu médico se você apresentar problemas de visão e/ou dor nos olhos.
Interrupção do tratamento com Amato® (topiramato)
Nos pacientes com ou sem histórico de crises epilépticas ou epilepsia, as drogas antiepilépticas, incluindo o topiramato devem ser gradativamente descontinuadas, para minimizar a possibilidade de crises epilépticas ou aumento da frequência de crises epilépticas.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Verifique sempre se você tem a quantidade necessária de comprimidos e nunca deixe que faltem.
Nas situações onde a retirada rápida de Amato® (topiramato) é por solicitação médica, seu médico deverá realizar monitoração apropriada.
Hidratação
Diminuição e ausência da transpiração foram reportadas em associação com o uso de topiramato. A diminuição da transpiração e o aumento da temperatura corpórea podem ocorrer especialmente em crianças jovens expostas ao calor. A hidratação adequada durante o uso de topiramato é muito importante. A hidratação pode reduzir o risco de pedras nos rins. Ingerir líquidos antes e durante atividades como exercícios físicos ou exposição a temperaturas elevadas pode reduzir o risco de eventos adversos relacionados ao calor.
Transtornos do humor / Depressão
Um aumento na incidência de transtornos do humor e depressão tem sido observado durante o tratamento com topiramato. Informe ao seu médico se você apresentar alterações de humor ou depressão.
Ideação suicida / suicídio
O uso de medicamentos para tratar a epilepsia, inclusive Amato® (topiramato), aumenta o risco de pensamentos ou comportamentos suicidas em pacientes que utilizam estes medicamentos para qualquer indicação. O mecanismo para este risco não é conhecido.
Cálculos renais (nefrolitíase)
Alguns pacientes, especialmente aqueles com predisposição à formação de cálculos renais, podem ter risco aumentado de formação de cálculo renal e sinais e sintomas associados, tais como cólica renal, dor renal e dor em flanco (dor na lateral do abdômen).
Fatores de risco de cálculos renais incluem antecedentes de cálculo renal, histórico familiar de nefrolitíase e hipercalciúria (nível elevado de cálcio na urina). Nenhum desses fatores de risco pode antecipar com certeza a formação de cálculo durante tratamento com topiramato. Além disso, pacientes utilizando outros medicamentos associados, a possibilidade de ocorrência de nefrolitíase pode ter um risco aumentado.
Informe ao seu médico se você tem ou teve pedras nos rins, ou se há histórico familiar de cálculo renal.
Miopia aguda e glaucoma agudo de ângulo fechado secundário
Uma síndrome consistindo de miopia aguda associado com glaucoma de ângulo fechado secundário tem sido relatada em pacientes em uso de topiramato. Os sintomas incluem início agudo de redução da acuidade visual e/ou dor ocular. Achados oftalmológicos podem incluir miopia, redução da câmara anterior, hiperemia ocular (vermelhidão) e aumento da pressão intraocular. Midríase (dilatação da pupila) pode ou não estar presente. Os sintomas ocorrem, caracteristicamente, no primeiro mês após do início do tratamento com topiramato. Ao contrário do glaucoma de ângulo fechado primário, que é raro em pessoas com menos de 40 anos, o glaucoma de ângulo fechado secundário associado com topiramato tem sido relatado tanto em pacientes pediátricos como adultos. O tratamento inclui a interrupção do topiramato, o mais rápido possível de acordo com a avaliação do médico, e medidas apropriadas para reduzir a pressão intraocular. Estas medidas geralmente resultam na redução da pressão intraocular.
Elevada pressão intraocular de qualquer natureza, se não for tratada, pode acarretar em graves sequelas, incluindo perda permanente da visão.
Informe seu médico se você apresentar problemas de visão, redução da acuidade visual, miopia, vermelhidão e/ou dor nos olhos.
Alterações no campo visual
Alterações no campo visual têm sido relatadas em pacientes que receberam topiramato, independente da pressão intraocular elevada. Em estudos clínicos, a maioria destas alterações foram reversíveis após a interrupção do tratamento com topiramato. Se ocorrerem problemas visuais durante qualquer momento do tratamento com topiramato, você deve entrar em contato com seu médico, pois ele decidirá se é necessário interromper o tratamento.
Acidose metabólica
Hipercloremia (aumento de cloro no sangue), hiato não aniônico, acidose metabólica (isto é, redução do bicarbonato sérico abaixo do intervalo de referência normal na ausência de alcalose respiratória) estão associados ao tratamento com topiramato. A redução no bicarbonato ocorre geralmente no início do tratamento, mas pode ocorrer ao longo da duração do tratamento.
A acidose metabólica crônica não tratada, situação em que o pH do sangue se torna ácido, pode aumentar o risco de nefrolitíase (pedras nos rins) ou nefrocalcinose (depósitos de cálcio nos rins).
Dependendo das condições de base, recomenda-se avaliação adequada, incluindo níveis de bicarbonato sérico, durante o tratamento com topiramato. Se a acidose metabólica (acidez do sangue) ocorrer e persistir, deve-se considerar redução da dose ou interrupção do topiramato (usando redução gradual da dose).
Hiperamonemia e encefalopatia
Hiperamonemia (aumento da amônia no sangue) com ou sem encefalopatia foi relatada no tratamento com topiramato. O risco para hiperamonemia com topiramato parece estar relacionado à dose. A hiperamonemia foi relatada com mais frequência quando o topiramato foi utilizado concomitantemente ao ácido valproico.
Os sintomas clínicos de encefalopatia hiperamonêmica muitas vezes incluem alterações agudas no nível de consciência e/ou da função cognitiva com letargia. Na maioria dos casos, a encefalopatia hiperamonêmica desaparece com a descontinuação do tratamento. Em pacientes que desenvolvem letargia inexplicável, ou alterações no estado mental associadas à monoterapia com topiramato ou terapia adjuvante, recomenda-se que o médico considere encefalopatia hiperamonêmica e medição dos níveis de amônia.
Suplementação nutricional
Informe seu médico se você perder peso durante o tratamento com Amato® (topiramato), para que ele possa considerar a suplementação da dieta ou o aumento da ingestão de alimentos.
Efeito sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
Amato® (topiramato) age sobre o sistema nervoso central (SNC), podendo produzir sonolência, tontura ou outros sintomas relacionados. Isto pode causar distúrbios visuais e/ou visão turva. Tais reações podem ser potencialmente perigosas para pacientes dirigindo veículos ou operando máquinas.
Certifique-se de que o medicamento não altera seu estado de alerta antes de você dirigir, operar máquinas ou executar tarefas que podem ser perigosas, caso você não esteja atento.
Reações adversas
As reações adversas são apresentadas nesta seção. Reações adversas são eventos adversos que foram considerados razoavelmente associados ao uso de topiramato, com base na avaliação abrangente das informações de eventos adversos disponíveis. Em casos individuais, uma relação causal com o topiramato não pode ser estabelecida com confiança. Portanto, pelo fato de que os estudos clínicos são conduzidos em condições amplamente variadas, as taxas de reações adversas observadas nos estudos clínicos de um medicamento não podem ser diretamente comparadas com as taxas nos estudos clínicos de outros medicamentos e podem não refletir as taxas observadas na prática clínica.
Dados de estudos clínicos
A segurança de topiramato foi avaliada a partir de um banco de dados de estudos clínicos composto de 4.111 pacientes (3.182 tratados com topiramato e 929 com placebo) que participaram de 20 estudos duplo-cegos e 2.847 pacientes que participaram de 34 estudos abertos, respectivamente, para o tratamento de convulsões tônico-clônicas generalizadas primárias, convulsões de início parcial, convulsões associadas à síndrome de Lennox-Gastaut, epilepsia ou enxaqueca de diagnóstico novo ou recente. As informações apresentadas neste item foram obtidas a partir de dados agrupados.
A maioria das reações adversas foi de severidade leve a moderada.
Dados de estudos duplo-cegos, controlados por placebo, de terapia adjuvante para epilepsia – Pacientes adultos
As reações adversas relatadas em > 1% dos pacientes adultos tratados com o topiramato em estudos duplo-cegos, controlados por placebo de terapia adjuvante para epilepsia são apresentadas na Tabela 1. As reações adversas com incidência > 5 % no intervalo de dose recomendado (200 a 400 mg/dia) em adultos em estudos duplo-cegos, controlados por placebo de terapia adjuvante para epilepsia em ordem decrescente de frequência incluíram sonolência, tontura, fadiga, irritabilidade, perda de peso, bradipsiquismo (lentificação do pensamento), parestesia (formigamento), diplopia (visão dupla), coordenação anormal, náusea, nistagmo, letargia, anorexia, disartria (dificuldade para falar), visão turva, diminuição do apetite, comprometimento de memória e diarreia.
|
Topiramato |
Topiramato 600-1.000 mg/dia (n = 437) % |
Placebo |
|
|
Anorexia |
5,4 | 6,2 |
1,8 |
|
Diminuição do apetite |
5,1 | 8,7 |
3,7 |
|
Bradipsiquismo |
8,2 | 19,5 |
3,1 |
|
Transtorno de linguagem expressiva |
4,5 | 9,4 |
1,6 |
|
Estado confusional |
3,1 | 5,0 |
0,8 |
|
Depressão |
3,1 | 11,7 |
3,4 |
|
Insônia |
3,1 | 6,4 |
4,5 |
|
Agressão |
2,8 | 3,2 |
1,8 |
|
Agitação |
1,7 | 2,3 |
1,3 |
|
Raiva |
1,7 | 2,1 |
0,5 |
|
Ansiedade |
1,7 | 6,6 |
2,9 |
|
Desorientação |
1,7 | 3,2 |
1,0 |
|
Humor alterado |
1,7 | 4,6 |
1,0 |
|
Sonolência |
17,8 | 17,4 |
8,4 |
|
Tontura |
16,4 | 34,1 |
13,6 |
|
Parestesia |
8,2 | 17,2 |
3,7 |
|
Coordenação anormal |
7,1 | 11,4 |
4,2 |
|
Nistagmo |
6,2 | 11,7 |
6,8 |
|
Letargia |
5,6 | 8,0 |
2,1 |
|
Disartria |
5,4 | 6,2 |
1,0 |
|
Comprometimento da memória |
5,1 | 10,8 |
1,8 |
|
Distúrbio de atenção |
4,5 | 11,9 |
1,8 |
|
Tremor |
4,0 | 9,4 |
5,0 |
|
Amnésia |
3,4 | 5,3 |
1,0 |
|
Distúrbio do equilíbrio |
3,4 | 3,9 |
2,4 |
|
Hipoestesia |
3,1 | 5,9 |
1,0 |
|
Tremor intencional |
3,1 | 4,8 |
2,9 |
|
Disgeusia (alteração do paladar) |
1,4 | 4,3 |
0,8 |
|
Comprometimento mental |
1,4 | 5,0 |
1,3 |
|
Distúrbio da fala |
1,1 | 2,7 |
0,5 |
|
Diplopia (visão dupla) |
7,3 | 12,1 | 5,0 |
|
Visão turva |
5,4 | 8,9 | 2,4 |
|
Distúrbio visual |
2,0 | 1,4 | 0,3 |
|
Náusea |
6,8 | 15,1 | 8,4 |
|
Diarreia |
5,1 | 14,0 | 5,2 |
|
Dor abdominal superior |
3,7 | 3,9 | 2,1 |
|
Constipação |
3,7 | 3,2 | 1,8 |
|
Desconforto estomacal |
3,1 | 3,2 | 1,3 |
|
Dispepsia |
2,3 | 3,0 | 2,1 |
|
Boca seca |
1,7 | 3,7 | 0,3 |
|
Dor abdominal |
1,1 | 2,7 | 0,8 |
|
Mialgia |
2,0 | 2,5 | 1,3 |
|
Espasmos musculares |
1,7 | 2,1 | 0,8 |
|
Dor torácica musculoesquelética |
1,1 | 1,8 | 0,3 |
|
Fadiga |
13,0 | 30,7 | 11,8 |
|
Irritabilidade |
9,3 | 14,6 | 3,7 |
|
Astenia |
3,4 | 3,0 | 1,8 |
|
Distúrbio da marcha |
1,4 | 2,5 | 1,3 |
|
Perda de peso |
9,0 | 11,9 | 4,2 |
A dose recomendada para a terapia adjuvante de epilepsia em adultos é de 200-400 mg/dia.
Dados de estudos duplo-cegos, controlados por placebo, de terapia adjuvante para epilepsia – Pacientes pediátricos
As reações adversas relatadas em > 2% dos pacientes pediátricos tratados com o topiramato (2 a 16 anos de idade) em estudos duplo-cegos, controlados por placebo de terapia adjuvante para epilepsia são apresentadas na Tabela 2. As reações adversas com incidência > 5% no intervalo de dose recomendado (5 a 9 mg/kg/dia) em ordem decrescente de frequência incluíram diminuição do apetite, fadiga, sonolência, letargia, irritabilidade, distúrbio de atenção, perda de peso, agressão, erupção cutânea, comportamento anormal, anorexia, distúrbio do equilíbrio e constipação.
| Topiramato (n = 104) % |
Placebo (n = 102) % |
|
|
Diminuição do apetite |
19,2 |
12,7 |
|
Anorexia |
5,8 |
1,0 |
|
Agressão |
8,7 |
6,9 |
|
Comportamento anormal |
5,8 |
3,9 |
|
Estado confusional |
2,9 |
2,0 |
|
Humor alterado |
2,9 |
2,0 |
|
Sonolência |
15,4 |
6,9 |
|
Letargia |
13,5 | 8,8 |
|
Distúrbio de atenção |
10,6 |
2,0 |
|
Distúrbio do equilíbrio |
5,8 |
2,0 |
|
Tontura |
4,8 |
2,9 |
|
Comprometimento da memória |
3,8 |
1,0 |
|
Epistaxe |
4,8 |
1,0 |
|
Constipação |
5,8 |
4,9 |
|
Erupção cutânea |
6,7 |
5,9 |
|
Fadiga |
16,3 |
4,9 |
|
Irritabilidade |
11,5 |
8,8 |
|
Distúrbio da marcha |
4,8 |
2,0 |
|
Perda de Peso |
9,6 |
1,0 |
A dose recomendada para a terapia adjuvante de epilepsia em crianças (2-16 anos de idade) é de 5 a 9 mg/kg/dia.
Dados dos estudos duplo-cegos, controlados e de monoterapia para epilepsia – Pacientes adultos
As reações adversas relatadas em > 1% dos pacientes adultos tratados com o topiramato em estudos duplo-cegos, controlados e de monoterapia para epilepsia são apresentadas na Tabela 3. As reações adversas que apresentaram incidência > 5% na dose recomendada (400 mg/dia) em ordem decrescente de frequência incluíram parestesia, perda de peso, fadiga, anorexia, depressão, comprometimento da memória, ansiedade, diarreia, astenia, disgeusia e hipoestesia.
| Topiramato 50 mg/dia (n = 257) % |
Topiramato |
|
|
Anemia |
0,8 |
2,0 |
|
Anorexia |
3,5 |
12,4 |
|
Diminuição do apetite |
2,3 |
2,6 |
|
Depressão |
4,3 |
8,5 |
|
Ansiedade |
3,9 |
6,5 |
|
Bradipsiquismo |
2,3 |
4,6 |
|
Transtorno de linguagem expressiva |
3,5 |
4,6 |
|
Humor depressivo |
0,8 |
2,6 |
|
Humor alterado |
0,4 |
2,0 |
|
Alterações de humor |
1,6 |
2,0 |
|
Parestesia |
18,7 |
40,5 |
|
Comprometimento da memória |
1,2 |
7,2 |
|
Disgeusia |
2,3 |
5,9 |
|
Hipoestesia |
4,3 |
5,2 |
|
Distúrbio do equilíbrio |
1,6 |
3,3 |
|
Disartria |
1,6 |
2,6 |
|
Distúrbio cognitivo |
0,4 |
2,0 |
|
Letargia |
1,2 |
2,0 |
|
Comprometimento mental |
0,8 |
2,0 |
|
Comprometimento das habilidades psicomotoras |
0 |
2,0 |
|
Sedação |
0 |
1,3 |
|
Alteração de campo visual |
0,4 |
1,3 |
|
Olho seco |
0 |
1,3 |
|
Dor de ouvido |
0 |
1,3 |
|
Zumbido |
1,6 |
1,3 |
|
Dispneia |
1,2 |
2,0 |
|
Rinorreia |
0 |
1,3 |
|
Diarreia |
5,4 |
6,5 |
|
Parestesia oral |
1,2 |
3,3 |
|
Boca seca |
0,4 |
2,6 |
|
Gastrite |
0,8 |
2,6 |
|
Dor abdominal |
1,2 |
2,0 |
|
Doença do refluxo gastroesofágico |
0,4 |
2,0 |
|
Sangramento gengival |
0 |
1,3 |
|
Erupção cutânea |
0,4 |
3,9 |
|
Alopecia |
1,6 |
3,3 |
|
Prurido |
0,4 |
3,3 |
|
Hipoestesia facial |
0,4 |
2,0 |
|
Prurido generalizado |
0 |
1,3 |
|
Espasmos musculares |
2,7 |
3,3 |
|
Artralgia |
1,9 |
2,0 |
|
Espasmos musculares involuntários |
0,4 |
1,3 |
|
Nefrolitíase |
0 |
2,6 |
|
Disúria |
0,8 |
2,0 |
|
Polaciúria |
0,8 |
2,0 |
|
Disfunção erétil |
0,8 |
1,3 |
|
Fadiga |
15,2 |
14,4 |
|
Astenia |
3,5 |
5,9 |
|
Irritabilidade |
3,1 |
3,3 |
|
|
||
|
Perda de peso |
7,0 |
17,0 |
A dose recomendada para monoterapia em adultos é de 400 mg/dia.
Dados de estudos duplo-cegos, controlados e de monoterapia para epilepsia – Pacientes pediátricos
As reações adversas relatadas em > 2% dos pacientes pediátricos tratados com o topiramato (10 a 16 anos de idade) em estudos duplo-cegos, controlados e de monoterapia para epilepsia são apresentadas na Tabela 4. As reações adversas com incidência > 5% na dose recomendada (400 mg/dia) em ordem decrescente de frequência incluíram perda de peso, parestesia, diarreia, distúrbio de atenção, pirexia e alopecia.
| Topiramato 50 mg/dia (n = 77) % |
Topiramato |
|
|
Diminuição do apetite |
1,3 |
4,8 |
|
Bradipsiquismo |
0 |
4,8 |
|
Humor alterado |
1,3 |
4,8 |
|
Depressão |
0 |
3,2 |
|
Parestesia |
3,9 |
15,9 |
|
Distúrbio de atenção |
3,9 |
7,9 |
|
Vertigem |
0 |
3,2 |
|
Epistaxe |
0 |
3,2 |
|
Diarreia |
3,9 |
9,5 |
|
Vômitos |
3,9 |
4,8 |
|
Alopecia |
0 |
6,3 |
|
Pirexia |
0 |
6,3 |
|
Astenia |
0 |
4,8 |
|
Perda de peso |
7,8 |
20,6 |
|
Dificuldade de aprendizado |
0 |
3,2 |
A dose recomendada para monoterapia em crianças de 10 anos ou mais é de 400 mg/dia.
Dados de estudos duplo-cegos, controlados por placebo, de profilaxia de enxaqueca – Pacientes adultos
As reações adversas relatadas em > 1% dos pacientes adultos tratados com o topiramato em estudos duplo-cegos, controlados por placebo de profilaxia de enxaqueca são apresentadas na Tabela 5. As reações adversas com incidência > 5% na dose recomendada (100 mg/dia) em ordem decrescente de frequência incluíram parestesia, fadiga, náusea, diarreia, perda de peso, disgeusia, anorexia, diminuição do apetite, insônia, hipoestesia, distúrbio de atenção, ansiedade, sonolência e transtorno de linguagem expressiva.
| Topiramato 50 mg/dia (n = 227) % |
Topiramato 100 mg/dia (n = 374) % |
Topiramato 200 mg/dia (n = 501) % |
Placebo |
|
|
Anorexia |
3,5 | 7,5 | 7,2 |
3,0 |
|
Diminuição de apetite |
5,7 | 7,0 | 6,8 |
3,0 |
|
Insônia |
4,8 | 7,0 | 5,6 |
3,9 |
|
Ansiedade |
4,0 | 5,3 | 5,0 |
1,8 |
|
Distúrbio de linguagem expressiva |
6,6 | 5,1 | 5,2 |
1,4 |
|
Depressão |
3,5 | 4,8 | 7,4 |
4,1 |
|
Humor depressivo |
0,4 | 2,9 | 2,0 |
0,9 |
|
Estado confusional |
0,4 | 1,6 | 2,0 |
1,1 |
|
Alterações de humor |
1,8 | 1,3 | 1,0 |
0,2 |
|
Labilidade de afeto |
0,4 | 1,1 | 0,2 |
0,2 |
|
Bradipsiquismo |
1,8 | 1,1 | 3,4 |
1,4 |
|
Parestesia |
35,7 | 50,0 | 48,5 |
5,0 |
|
Disgeusia |
15,4 | 8,0 | 12,6 |
0,9 |
|
Hipoestesia |
5,3 | 6,7 | 7,4 |
1,4 |
|
Distúrbio de atenção |
2,6 | 6,4 | 9,2 |
2,3 |
|
Sonolência |
6,2 | 5,1 | 6,8 |
3,0 |
|
Comprometimento da memória |
4,0 | 4,5 | 6,2 |
1,6 |
|
Amnésia |
3,5 | 2,9 | 5,2 |
0,5 |
|
Tremor |
1,3 | 1,9 | 2,4 |
1,4 |
|
Distúrbio do equilíbrio |
0,4 | 1,3 | 0,4 |
0 |
|
Comprometimento mental |
0,4 | 1,1 | 1,8 |
0,9 |
|
Visão turva |
4,0 | 2,4 | 4,4 |
2,5 |
|
Zumbido |
0,4 | 1,3 | 1,6 |
0,7 |
|
Dispneia |
1,3 | 2,7 | 1,6 |
1,4 |
|
Epistaxe |
0,4 | 1,1 | 0,6 |
0,5 |
|
Náusea |
9,3 | 13,6 | >14,6 |
8,3 |
|
Diarreia |
9,3 | 11,2 | 10,0 |
4,4 |
|
Boca seca |
1,8 | 3,2 | 5,0 |
2,5 |
|
Parestesia oral |
1,3 | 2,9 | 1,6 |
0,5 |
|
Constipação |
1,8 | 2,1 | 1,8 |
1,4 |
|
Distensão abdominal |
0 | 1,3 | 0,2 |
0,2 |
|
Desconforto estomacal |
2,2 | 1,3 | 1,0 |
0,2 |
|
Doença do refluxo gastroesofágico |
0,4 | 1,1 | 1,2 |
0,5 |
|
Espasmos musculares involuntários |
1,8 | 1,3 | 1,8 |
0,7 |
|
Fadiga |
15,0 | 15,2 | 19,2 |
11,2 |
|
Astenia |
0,9 | 2,1 | 2,6 |
0,5 |
|
Irritabilidade |
3,1 | 1,9 | 2,4 |
0,9 |
|
Sede |
1,3 | 1,6 | 1,0 |
0,5 |
|
Perda de peso |
5,3 | 9,1 | 10,8 |
1,4 |
A dose recomendada para profilaxia de enxaqueca é de 100 mg/dia.
Outros Dados de Estudos Clínicos – pacientes adultos
As reações adversas relatadas em estudos clínicos duplo-cegos controlados em < 1% dos pacientes adultos tratados com o topiramato ou em qualquer taxa em estudos clínicos abertos em pacientes adultos tratados com topiramato são apresentadas a seguir.
Distúrbios do Sangue e do Sistema Linfático
Leucopenia, linfadenopatia, trombocitopenia.
Distúrbios do Sistema Imunológico
Hipersensibilidade.
Distúrbios do Metabolismo e da Nutrição
Acidose hiperclorêmica, hipocalemia, aumento do apetite, acidose metabólica, polidipsia.
Transtornos Psiquiátricos
Comportamento anormal, anorgasmia, apatia, choro, distração, distúrbio no desejo sexual, disfemia (“gagueira”), despertar precoce, humor elevado, humor eufórico, afeto embotado, alucinação, alucinação auditiva, alucinação visual, hipomania, insônia inicial, ausência de fala espontânea, diminuição da libido, apatia, perda de libido, mania, insônia de manutenção, sensação orgásmica diminuída, ataque de pânico, distúrbio do pânico, reação de pânico, paranoia, perseveração, distúrbio de leitura, inquietação, distúrbio do sono, ideação suicida, tentativa de suicídio, choro excessivo, pensamento anormal.
Transtornos do Sistema Nervoso
Ageusia, acinesia, anosmia, afasia, apraxia, aura, sensação de queimação, síndrome cerebelar, distúrbio do ritmo circadiano do sono, falta de coordenação motora, crises parciais complexas, convulsões, nível de consciência diminuído, tontura postural, hipersecreção salivar, disestesia, disgrafia, discinesia, disfasia, distonia, tremor essencial, formigamento, convulsão do tipo grande mal, hiperestesia, hipersônia, hipogeusia, hipocinesia, hiposmia, neuropatia periférica, parosmia, sono de baixa qualidade, pré-síncope, fala repetitiva, distúrbio sensorial, perda sensorial, estupor (diminuição da reação aos estímulos do ambiente), síncope, não-responsividade a estímulo.
Distúrbios Oftalmológicos
Distúrbio de acomodação, percepção de profundidade visual alterada, ambliopia, blefarospasmo, cegueira transitória, cegueira unilateral, glaucoma, lacrimação aumentada, midríase, cegueira noturna, fotopsia, presbiopia, escotoma cintilante, escotoma, acuidade visual reduzida.
Distúrbios do Ouvido e do Labirinto
Surdez, surdez neurossensorial, surdez unilateral, desconforto no ouvido, audição comprometida.
Distúrbios Cardíacos
Bradicardia, bradicardia sinusal, palpitações.
Distúrbios Vasculares
Rubor, ondas de calor, hipotensão ortostática (pressão baixa), fenômeno de Raynauds.
Distúrbios Respiratórios, Torácicos e Mediastinais
Disfonia, dispneia de exercício, congestão nasal, hipersecreção sinusal paranasal.
Distúrbios Gastrintestinais
Desconforto abdominal, dor abdominal inferior, sensibilidade abdominal, hálito com odor, desconforto epigástrico, flatulência, glossodinia, hipoestesia oral, dor oral, pancreatite, hipersecreção salivar.
Distúrbios do Tecido Cutâneo e Subcutâneo
Anidrose, dermatite alérgica, eritema, erupção cutânea macular, descoloração da pele, odor anormal da pele, rosto inchado, urticária, urticária localizada.
Distúrbios do Tecido Musculoesquelético e do Tecido Conjuntivo
Dor no flanco, fadiga muscular, fraqueza muscular, rigidez musculoesquelética.
Distúrbios Renais e Urinários
Cálculo uretérico, cálculo urinário, hematúria, incontinência, urgência urinária, cólica renal, dor renal, incontinência urinária.
Distúrbios do Sistema Reprodutivo e das Mamas
Disfunção sexual.
Distúrbios Gerais
Edema facial, sensação anormal, sensação de estar bêbado, sensação de nervosismo, mal-estar, frio periférico, lentidão.
Investigações
Bicarbonato sanguíneo diminuído, cristais presentes na urina, teste de marcha em tandem anormal, contagem de leucócitos diminuída.
Outros Dados de Estudos Clínicos – pacientes pediátricos
As reações adversas relatadas em estudos clínicos duplo-cegos controlados em < 2% dos pacientes pediátricos tratados com o topiramato ou em qualquer taxa em estudos clínicos abertos em pacientes pediátricos tratados com o topiramato são apresentadas a seguir.
Distúrbios do Sangue e do Sistema Linfático
Eosinofilia, leucopenia, linfadenopatia, trombocitopenia.
Distúrbios do Sistema Imunológico
Hipersensibilidade.
Distúrbios Metabólicos e da Nutrição
Acidose hiperclorêmica, hipocalemia, aumento do apetite.
Transtornos Psiquiátricos
Raiva, apatia, choro, distração, transtorno da linguagem de expressão, insônia inicial, insônia, insônia de manutenção, alterações de humor, perseveração, distúrbio do sono, ideação suicida, tentativa de suicídio.
Transtornos do Sistema Nervoso
Distúrbio no ritmo circadiano do sono, convulsão, disartria, disgeusia, convulsão do tipo grande mal, hipoestesia, comprometimento mental, nistagmo, parosmia, sono de baixa qualidade, hiperatividade psicomotora, habilidades psicomotoras comprometidas, síncope, tremores.
Distúrbios Oftalmológicos
Diplopia (visão dupla), lacrimação aumentada, visão turva.
Distúrbios do Ouvido e do Labirinto
Dor de ouvido.
Distúrbios Cardíacos
Palpitações, bradicardia sinusal.
Distúrbios Vasculares
Hipotensão ortostática (pressão baixa).
Distúrbios Respiratórios, Torácicos e Mediastinais
Congestão nasal, hipersecreção sinusal paranasal, rinorreia.
Distúrbios Gastrintestinais
Desconforto abdominal, dor abdominal, boca seca, flatulência, gastrite, doença do refluxo gastroesofágico, sangramento gengival, glossodinia, pancreatite, parestesia oral, desconforto estomacal.
Distúrbios do Tecido Musculoesquelético e do Tecido Conjuntivo
Artralgia, rigidez musculoesquelética, mialgia.
Distúrbios Renais e Urinários
Incontinência, urgência urinária, polaciúria.
Distúrbios Gerais
Sensação anormal, hipertermia, mal-estar, lentidão.
Dados Pós-Comercialização
Os eventos adversos primeiramente identificados como reações adversas durante a experiência pós-comercialização com o topiramato estão a seguir por categoria de frequência com base nas taxas de relatos espontâneos.
Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento):
Infecções e infestações
Nasofaringite.
Distúrbios do sangue e do sistema linfático
Neutropenia.
Distúrbios do sistema imunológico
Edema alérgico.
Distúrbios do metabolismo e da nutrição
Hiperamonemia, encefalopatia hiperamonêmica.
Transtornos psiquiátricos
Sensação de desespero.
Distúrbios oculares
Sensação anormal nos olhos, glaucoma de ângulo fechado, edema conjuntival, distúrbio do movimento ocular, edema na pálpebra, maculopatia, miopia.
Distúrbios respiratórios, torácicos e mediastinais
Tosse.
Distúrbios do tecido cutâneo e subcutâneo
Eritema multiforme, edema periorbital, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica.
Distúrbios do tecido musculoesquelético e conjuntivo
Inchaço articular, desconforto em membro.
Distúrbios renais e urinários
Acidose tubular renal, nefrocalcinose.
Distúrbios gerais e reações no local da administração
Edema generalizado, doença do tipo gripe.
Investigações
Aumento de peso.
População especial
Insuficiência renal
A principal via de eliminação do topiramato inalterado e seus metabólitos é através dos rins. A eliminação pelos rins é dependente da função renal e independe da idade. Pacientes com insuficiência renal moderada ou severa podem levar de 10 a 15 dias para atingir as concentrações plasmáticas no estado de equilíbrio, em comparação com o período de 4 a 8 dias, observado em pacientes com função renal normal.
Em todos os pacientes, a titulação da dose deverá ser orientada pelo resultado clínico (isto é, controle das crises, evitando efeitos colaterais), considerando-se que pacientes sabidamente portadores de insuficiência renal poderão precisar de um tempo mais longo para alcançar o estado de equilíbrio, a cada dose.
Informe ao seu médico se você tem ou teve problemas renais.
Insuficiência hepática
Amato® (topiramato) deve ser administrado com cuidado em pacientes com insuficiência hepática, uma vez que a depuração do topiramato pode estar reduzida neste grupo de pacientes.
Gravidez e Amamentação
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Seu médico decidirá se você poderá tomar Amato® (topiramato). Como qualquer outro anticonvulsivante, há um risco para o feto se você estiver usando Amato® (topiramato) durante a gravidez. Informar ao médico se está amamentando.
Superdosagem
Se, acidentalmente, você tomar uma dose muito grande de Amato® (topiramato), procure imediatamente o seu médico.
Os sinais e sintomas de uma dose excessiva de Amato® (topiramato) são
Convulsão, sonolência, distúrbio da fala, visão borrada, diplopia (visão dupla), atividade mental prejudicada, letargia, coordenação anormal, estupor (diminuição da reação aos estímulos do ambiente), hipotensão (pressão baixa), dor abdominal, agitação, tontura e depressão. Acidose metabólica grave também pode ocorrer.
Em caso de superdose, o topiramato deve ser descontinuado e deve ser administrado tratamento de suporte geral até que a toxicidade clínica tenha diminuído ou resolvido. A hemodiálise é um método eficaz para a retirada do topiramato do organismo. É importante manter a pessoa bem hidratada. É aconselhável entrar em contato com um centro de controle de intoxicação para obter as recomendações mais recentes para o gerenciamento de uma superdose.
Interação alimentícia
Topiramato (substância ativa) pode ser administrado com ou sem alimentos.
Contra indicações
Você não deve tomar topiramato se você for alérgico a qualquer ingrediente do produto. Não deve ser administrado durante a gravidez.
-
Para que serve o Amato 25Mg Comprimidos?
Amato 25Mg é usado para tratar epilepsia e prevenir enxaquecas em adultos e crianças, reduzindo crises epilépticas e aliviando sintomas rapidamente. -
Como devo tomar o Amato 25Mg?
O Amato deve ser tomado duas vezes ao dia com água, sem partir ou mastigar. Siga as orientações médicas quanto à dosagem específica para seu caso. -
Quais são as contraindicações do Amato 25Mg?
-
Quais são os possíveis efeitos colaterais do Amato?
-
O Amato 25Mg pode ser usado por crianças?
-
Como o Amato 25Mg funciona no corpo?
-
Posso tomar Amato 25Mg junto com outros medicamentos?
| Categorias | |
|---|---|
| EAN | 7891317443375 |
| Tipo de Medicamento | Referência |
| Classe Terapêutica | Antiepilépticos |
| Princípio Ativo | Topiramato |
| Forma Farmacêutica | Comprimido |
Formulário de Login e Cadastro